terça-feira, 3 de abril de 2012

Risoto de amêijoas

Eu adoro arroz, por mim comia arroz a todas as refeições, só ainda não o consigo cozinhar assim na perfeição como a minha mãe ou a minha avó, mas vou fazendo. E quando descobri o que era risoto e como se fazia, foi uma maravilha, e nada melhor fazê-lo para aproveitar umas sobras de amêijoa (Amêijoas à bulhão pato), decidi fazer então um risoto.




Ingredientes:

Caldo de galinha
1 ch. de arroz arbóreo
1/2 copo de vinho branco
1 cebola pequena
Manteiga q.b
Pimenta q.b
Coentros (para enfeitar)
250 gr de miolo de amêijoas


Faz-se assim:

Coloca-se o caldo de galinha ao lume (+/- 1 litro) e deixa-se levantar fervura, este tem de estar sempre bem quente para quando se juntar ao arroz.
Pique a cebola e coloque-a numa frigideira com um pouco de manteiga. Assim que começar a ficar translucida acrescente o arroz e deixe fritar um pouco, junte o vinho e como preferir mexa com uma colher de pau ou agite a sertã para o arroz com o liquido. Logo que o vinho evapores, junte uma concha de sopa de caldo e mexa para envolver. O processo é sempre este, depois de uma concha ter evaporado, junte outra até o arroz estar cozido mas com um pouco de resistência. Acrescente as amêijoas e envolva bem, no final acrescente um pouco de manteiga e deixe-a derreter sobre o arroz.


Espero que gostem, bom apetite







2 comentários:

  1. Olá, vi um comentário seu e vim conhecer o seu blogue.
    Adorei, vou ficar seguidora para poder acompanhar os seus post
    Identifiquei-me consigo, pois comigo aconteceu o mesmo... vida nova, cidade nova, rodeada de desconhecidos e muitas saudades da comidinha e abraço da mão.

    Felicidades para si
    Selene
    http://receitasdaselene.blogspot.pt/

    ResponderExcluir