sexta-feira, 13 de abril de 2012

Um Pão-de-ló de Ovar e uma Páscoa atrasada

Dizem que o Natal é sempre que um homem quiser, e a minha Páscoa online vem atrasada, por isso também será quando um homem quiser :). No mês de Março inscrevi-me para participar no desafio de Páscoa lançado pela Telma Correia do Blog Doces, Salgados & Cia, que consistia no envio de umas pequenas  lembranças de Páscoa, enviei as minhas lembranças para a Coisas da Go e recebi também dela três lindas coisinhas : um doce de pera e chocolate com umas tostinhas (que foram muito apreciados no meu local de trabalho), uma colher (igualizinha a que era minha em criança e neste momento é da minha sobrinha) e umas velinhas em casca de ovo que cheiram muito bem :). Adorei as minhas lembranças e espero que para o ano haja mais um desafio assim.

Prendinhas Coisas da Go

Quanto ao Pão-de-ló já o tinha feito por altura do natal, ainda a medo porque me diziam que era muito complicado, mas achei a coisa mais simples do mundo, e para a Páscoa fiz logo três em tamanho normal e três em pequenas caixinhas para oferecer. A receita veio do site Sabor Intenso, alterei foi a quantidade de ovos para uma das formas maiores, mas o meu problema foram as fotografias, só tenho uma fotografia da massa na forma pronta para ir ao forno, depois com a azafama propicia lá de casa, esqueci-me de fotografar o pão-de-lo já feito, mas digo que ficou com  muito bom aspeto e igual ao da imagem do site Sabor Intenso.


Pão-de-ló antes de ir ao forno




Ingredientes:

12 gemas
2 ovos
50 gr de açúcar 
130 gr de farinha peneirada



Faz-se assim:


Pré-aquecer o forno a 220ºc. Começa-se por separar as gemas das claras (aproveitei para congelar as claras), junta-se os ovos e o açúcar e bate-se com uma batedeira durante 15 minutos, o segredo aqui é que as gemas dupliquem de tamanho. Após isto envolve-se a farinha, muito delicadamente para não retirar todo o ar aos ovos, têm de se ter em atenção para não deixar grumos .
Verte-se a massa numa forma, previamente untada com manteiga e forrada com papel vegetal e leva-se ao forno a 220º e deixa-se cozer por 10 minutos (eu deixei 12 no meu forno). Retire do forno e deixe repousar na forma aproximadamente 4 horas e retire o pão-de-ló da forma, mas mantendo papel vegetal.

Espero que gostem, bom apetite!

Um comentário: