terça-feira, 5 de junho de 2012

Bolo de café com chocolate

Num domingo preguiçoso e chuvoso a vontade de comer algo docinho acompanhado com uma chávena de café para o lanche obrigou-me a arrastar-me do sofá para a cozinha. Sem receita e sem ideia do que fazer foi abrir armários e ver o que havia, como a vontade era aliar o doce ao café, surgiu então um bolo de café. Ouvi da sala a seguinte pergunta: 
- "É bolo de chocolate?"
-"Não é de café!" respondo eu, torna a mesma vozinha -"Mas não vai ter mesmo chocolate?" - "Não, vai ser de café, apetece-me"
-"Mas não podes por chocolate algures?" 
- "Tá bem, eu faço cobertura" 

E saiu assim um bolo de café feito em 30 minutos que agradou a todos, tinha chocolate, café e era docinho!
 



  


Ingredientes:
2 Ch. de farinha 
1 Ch. de açúcar
 3 ovos
1 Ch. de café
1/2 Ch. de óleo

Cobertura
100 gr de chocolate (meia barra)
20 gr de manteiga
5 Clh. sopa de leite



Faz-se assim:

Mistura-se os ovos com o açúcar e bate-se bem ate obter uma cor esbranquiçada, junta-se aos poucos a farinha e continua-se a mexer até a massa ficar homogénea. Tira-se uma chávena de café da máquina e juntamente com o óleo envolve-se à massa. Leva-se ao forno por 20 minutos a 200ºC, numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Verifique a cozedura com a ajuda de um palito e depois de pronto retire do forno e deixe arrefecer. Para preparar a cobertura derreta no microondas o chocolate com a manteiga e o leite, misture bem e espalhe depois em cima do bolo a gosto.


Espero que gostem, bom apetite


Um comentário:

  1. Adoro café de todas as maneiras!
    Então assim na versão bolo, ainda por cima com o acompanhamento do chocolate, torna-se mesmo irresistível!

    ResponderExcluir