sexta-feira, 20 de abril de 2012

Salada de cogumelos e tomate cherry

Numa onda da dieta e já na reta final e a entrar de férias, resolvi postar aqui uma das últimas refeições saudáveis que comi. A partir de agora venham as francesinhas, o arroz de tomate com faneca frita, as bifanas no pão etc... entre outra iguaria do Norte.





Ingredientes:

1 Alface
200 gr de tomate chery (1 embalagem)
200 gr de cogumelos fresco
1 dente de alho
1/2 cebola
Sal q.b
Oregãos q.b
Azeite q.b
1/2 Limão q.b
cubinhos de queijo para decorar

Faz-se assim:

Lava-se a alface e prepara-se (eu gosto de a partir bem fininha), corta-se o tomate a meio e a cebola em meias luas. Leva-se uma sertã ao lume com o azeite e alho picado, juntando-se os cogumelos partidos em 4 (ou a gosto) quando a sertã estiver quente. Salteia-se os cogumelos até ganharem uma cor acastanhada, coloca-se sal grosso e os oregãos. Para montar a salada juntam-se todos os ingredientes numa saladeira, coloca-se o queijo e tempera-se a gosto com o azeite e o sumo de meio limão.


Espero que gostem, bom apetite!!

terça-feira, 17 de abril de 2012

Salteado de brócolos e grão

Desde o dia 22 de Fevereiro que andamos numa dieta rigorosa lá em casa, isto por duas razões, a primeira porque vamos de férias e queremos ir "magrinhos" para engordar tudo em casa, a segunda por uma brincadeira com um amigo para ver quem perdia mais peso (ganhou o chef cá de casa, que perdeu 9 kilos). Esta brincadeira levou-me a um esforço extra para não utilizar nem massa, nem arroz, nem batata, nas refeições, basicamente andamos a saladas. Já me posso considerar grilo e doutorada em saladas, e como as férias estão aí a porta (sexta-feira) a minha ansiedade aumenta e a vontade de comer saladas é nenhuma. Daí optei por fazer estes brócolos com grão, que não tem nada de mais, mas sempre deixamos a alface descansar um bocadinho.





Ingredientes:

1 Brócolo
Meia lata de grão-de-bico
Tiras de pimento q.b
Meia cebola
Oregãos q.b
Sal q.b

Faz-se assim:

Arranja-se o brócolo e coloca-se a cozer com sal. Entretanto corta-se a cebola em meias luas e os pimentos em rectângulos. Depois do brócolo cozido coloca-se a cebola numa sertã com azeite e deixa-se ficar translucida, coloca-se o pimento, o brócolo e o grão de bico. Tempera-se com especiarias e está pronto a servir.


Espero que gostem, bom apetite!



domingo, 15 de abril de 2012

Strudel de maçã num desafio

Aceitei o "desafio uma receita para ti" do blog Arco-íris na cozinha, pois achei uma óptima iniciativa testar várias receitas que todos temos guardadas algures com uma pequena nota "para fazer". A receita que me saiu é bastante saborosa e simples de se fazer - Strudel de Maçã. Quando vi a receita pensei: "não gosto nada de coisas com maçã, mas vamos lá experimentar". Numa primeira tentativa não consegui enrolar a massa de forma a formar o rolo como é pedido na receita, ficou achatado. Numa segunda tentativa aconteceu a mesma coisa, a massa com o recheio de maçã dentro foi complicada para enrolar. Utilizei as maçãs que mais gosto (fuji) e libertou muito sumo, o que fez com que a massa ficasse mais mole. Mas o resultado é uma sobremesa que se come facilmente, e quentinha sabe muito bem.





Ingredientes:

1 chávena de chá de farinha de trigo com fermento (utilizei 2)
1 ch. chá de farinha de soja (não utilizei)
2 c. (sopa) de açúcar amarelo
2 c. (sopa) de óleo
2 c. (sopa) de manteiga
10 c. (sopa) de sumo de maçã
geleia para pincelar
Amêndoa palitada q.b
Canela em pó q.b
4 maçãs golden (na 1ª tentativa usei reineta, na 2ª fuji)
raspa de limão


Faz-se assim:

Para a massa, misture as farinhas com o açúcar, a manteiga derretida e o óleo. Envolva bem, juntando aos poucos o sumo de maçã até formar uma bola de massa fofa. Tenda-a em forma de rectângulo na bancada enfarinhada e reserve. Para o recheio lave as maçãs e rale-as com casca sobre o rectângulo de massa. polvilhe com canela, raspa de limão e algumas amêndoas. Enrole as pontas da massa até formar um rolo, pincele com geleia e polvilhe com amêndoa e canela. Leve ao forno a 200º C por 20 minutos, ou até dourar. Retire e deixe arrefecer, sirva polvilhada com canela.

Espero que gostem, bom apetite!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Um Pão-de-ló de Ovar e uma Páscoa atrasada

Dizem que o Natal é sempre que um homem quiser, e a minha Páscoa online vem atrasada, por isso também será quando um homem quiser :). No mês de Março inscrevi-me para participar no desafio de Páscoa lançado pela Telma Correia do Blog Doces, Salgados & Cia, que consistia no envio de umas pequenas  lembranças de Páscoa, enviei as minhas lembranças para a Coisas da Go e recebi também dela três lindas coisinhas : um doce de pera e chocolate com umas tostinhas (que foram muito apreciados no meu local de trabalho), uma colher (igualizinha a que era minha em criança e neste momento é da minha sobrinha) e umas velinhas em casca de ovo que cheiram muito bem :). Adorei as minhas lembranças e espero que para o ano haja mais um desafio assim.

Prendinhas Coisas da Go

Quanto ao Pão-de-ló já o tinha feito por altura do natal, ainda a medo porque me diziam que era muito complicado, mas achei a coisa mais simples do mundo, e para a Páscoa fiz logo três em tamanho normal e três em pequenas caixinhas para oferecer. A receita veio do site Sabor Intenso, alterei foi a quantidade de ovos para uma das formas maiores, mas o meu problema foram as fotografias, só tenho uma fotografia da massa na forma pronta para ir ao forno, depois com a azafama propicia lá de casa, esqueci-me de fotografar o pão-de-lo já feito, mas digo que ficou com  muito bom aspeto e igual ao da imagem do site Sabor Intenso.


Pão-de-ló antes de ir ao forno




Ingredientes:

12 gemas
2 ovos
50 gr de açúcar 
130 gr de farinha peneirada



Faz-se assim:


Pré-aquecer o forno a 220ºc. Começa-se por separar as gemas das claras (aproveitei para congelar as claras), junta-se os ovos e o açúcar e bate-se com uma batedeira durante 15 minutos, o segredo aqui é que as gemas dupliquem de tamanho. Após isto envolve-se a farinha, muito delicadamente para não retirar todo o ar aos ovos, têm de se ter em atenção para não deixar grumos .
Verte-se a massa numa forma, previamente untada com manteiga e forrada com papel vegetal e leva-se ao forno a 220º e deixa-se cozer por 10 minutos (eu deixei 12 no meu forno). Retire do forno e deixe repousar na forma aproximadamente 4 horas e retire o pão-de-ló da forma, mas mantendo papel vegetal.

Espero que gostem, bom apetite!

terça-feira, 10 de abril de 2012

Medalhões de pescada estufada com cogumelos

Quando se chega a casa tarde e  nos lembramos que não temos nada preparado para fazer o jantar a solução é recorrer àquilo que está congelado, que se cozinha rápido e que fica com sabor. Este prato é o exemplo disso, em termos de tempo é muito rápido de se fazer, não implica muitos ingredientes e é sempre uma maneira diferente de se comer pescada.




Ingredientes: 

4 medalhões de pescada
300 gr de cogumelos
1/2 pimento vermelho
1/2 cebola
1 dente de alho
200 ml de vinho branco
4 colheres de polpa de tomate
4 delicias do mar
coentros q,b
sal q.b
pimenta q.b
azeite q.b


Faz-se assim:

Parte-se a cebola em fatias finas e pica-se o alho, leva-se ao lume com azeite até começar a ganhar alguma cor. Coloca-se de seguida o peixe, o pimento, o vinho a polpa de tomate, os coentros e os temperos, deixa-se cozinhar por 15 minutos, colocam-se as delicias do mar e rectificam-se os temperos, deixa-se ferver e se necessário juntar um pouco de água para criar um pouco de molho. Reservar.
Entretanto laminam-se os cogumelos em fatias grossas e leva-se numa sertã ao lume com um pouco de azeite, quando os cogumelos começarem a libertar água desliga-se e coloca-se um pouco de sal. 
Para montar o prato coloca-se o peixe e todo o seu molho no fundo de uma taça e cobre-se com os cogumelos.







Espero que gostem, bom apetite!!

terça-feira, 3 de abril de 2012

Risoto de amêijoas

Eu adoro arroz, por mim comia arroz a todas as refeições, só ainda não o consigo cozinhar assim na perfeição como a minha mãe ou a minha avó, mas vou fazendo. E quando descobri o que era risoto e como se fazia, foi uma maravilha, e nada melhor fazê-lo para aproveitar umas sobras de amêijoa (Amêijoas à bulhão pato), decidi fazer então um risoto.




Ingredientes:

Caldo de galinha
1 ch. de arroz arbóreo
1/2 copo de vinho branco
1 cebola pequena
Manteiga q.b
Pimenta q.b
Coentros (para enfeitar)
250 gr de miolo de amêijoas


Faz-se assim:

Coloca-se o caldo de galinha ao lume (+/- 1 litro) e deixa-se levantar fervura, este tem de estar sempre bem quente para quando se juntar ao arroz.
Pique a cebola e coloque-a numa frigideira com um pouco de manteiga. Assim que começar a ficar translucida acrescente o arroz e deixe fritar um pouco, junte o vinho e como preferir mexa com uma colher de pau ou agite a sertã para o arroz com o liquido. Logo que o vinho evapores, junte uma concha de sopa de caldo e mexa para envolver. O processo é sempre este, depois de uma concha ter evaporado, junte outra até o arroz estar cozido mas com um pouco de resistência. Acrescente as amêijoas e envolva bem, no final acrescente um pouco de manteiga e deixe-a derreter sobre o arroz.


Espero que gostem, bom apetite







Tarte de magia negra

Para mim uma sobremesa com chocolate é perdição, mal vi a foto desta tarte decidi que a iria fazer tal e qual mandava a receita, mas isso não aconteceu já que a minha preguiça foi mais forte e levou-me a alterar a base da tarte. A maneira mais fácil de a descrever é uma mousse de chocolate em forma de tarte, mais consistente, com uma forma diferente, e deliciosamente saborosa.

Fonte: Maxime Clark, Chocolate: delícias para amantes de chocolate; p. 62-63






Ingredientes:

1 pacote de bolacha maria choc
125 gr de manteiga
400 gr de chocolate preto
125 gr de manteiga
5 ovos
125 gr de açúcar amarelo refinado
150 ml de natas
3 colheres (sopa) de vinho do porto ou rum
Açúcar em pó, para enfeitar




Faz-se assim:

Pré-aquecer o forno a 180º c. Forra-se um tarteira com papel vegetal. Para a base da tarte tritura-se a bolacha maria e mistura-se com a manteiga derretida, mexe-se bem até obter uma mistura uniforme. Coloca-se a mistura na tarteira e vai ao forno por 10 minutos. Comece a fazer o recheio,  derreta o chocolate juntamente com a manteiga e com as natas, como se fosse um ganache. Separe as gemas das claras. Misture as gemas com o açúcar e bata com uma batedeira até obter um creme esbranquiçado. Deite o creme e o vinho do porto na mistura de chocolate derretido e misture rapidamente. Bata as claras em castelo e envolva na mistura as, coloque este preparado por cima da bolacha e leve ao forno durante 20-25  até ficar em balão e um pouco mole no centro. Retire do forno e deixe arrefecer, decore polvilhando com o açúcar em pó e sirva à temperatura ambiente.




Espero que gostem, bom apetite!!