terça-feira, 20 de março de 2012

Bolo de cenoura com cobertura de queijo-creme

Já me tinham pedido à algum tempo para fazer este bolo, não tem nada de especial mas fica delicioso. Descobri-o num lanche em casa da minha tia, ela na altura recheou e barrou com chocolate e serviu ainda morno, estava uma verdadeira delícia. Desde aí que o faço muitas vezes, e com as mais variadas coberturas, desta vez apetecia-me queijo-creme, deixei o chocolate de lado e foi cobrir todos os bocadinhos.





Ingredientes:

3 Cenouras médias
2 Chávenas (ch.) de farinha
1 Ch. de açúcar
1 Ch. de óleo
4 ovos

Queijo-Creme
200 ml de natas
200 gr de queijo-creme
100 gr de queijo mascarpone
5 colheres sopa de açúcar (este deve ser colocado a gosto)



Faz-se assim:

Pré-aquecer o forno a 200º C. Descasca-se as cenouras, rala-se finamente e reserva-se. Separam-se as gemas das claras do ovo, reservando estas. Às gemas junta-se o açúcar e bate-se com a batedeira, até obter um creme homogéneo, junta-se a farinha e o óleo, bate-se até estar tudo envolvido. Bate-se as claras em castelo e envolve-se à mistura. Barra-se uma forma com manteiga e polvilha-se com farinha e está pronto a ir ao forno por 30 minutos (convém fazer o teste do palito).

Para a cobertura junta-se as natas o queijo-creme,  o queijo mascarpone e o açúcar e bate-se até a mistura estar cremosa. Coloque num saco de pasteleiro e decore a seu gosto.





Espero que gostem, bom apetite!

3 comentários: