terça-feira, 6 de março de 2012

Pão de milho

A curiosidade em fazer pão caseiro já me andava a  inquietar e ao ver uma promoção na farinha de milho decidi que devia experimentar. Ao dar o título a esta receita fiquei na dúvida entre pão ou broa de milho, optei pelo pão, pois achei mais indicado, a broa deveria ter um aspeto maior e mais tostado. 
Como não tenho máquina de pão, a mistura dos ingredientes fazia-me confusão, li imensos blogs com receitas de vários tipos de pães e fiquei fã de algumas que gostaria de experimentar, mas como era o meu primeiro pão decidi manter-me pelo mais básico. Para primeira experiência considero-me muito satisfeita com o resultado, não serviu para um pequeno-almoço, mas antes para um jantar preguiçoso em frente a televisão.




Ingredientes:

250 gr de farinha de milho
180 gr de água
5 gr de fermento seco
1 clhr de sopa de óleo
sal q.b


Faz-se assim:

Mistura-se a farinha, o fermento e uma pitada de sal num recipiente, abre-se um buraco ao meio e junta-se a água com o óleo,  mistura-se bem todos os ingredientes até formar uma bola e estar tudo envolvido. Deixa-se repousar tapado com um pano durante 2h (+/-) ou até duplicar de tamanho. Liga-se o forno a 220ºc, (eu coloquei papel vegetal no tabuleiro de ir ao forno, pois tive medo que fica-se colado) polvilha-se as mãos com um pouco de farinha, retira-se a massa do recipiente e molda-se uma bola com as mãos, coloca-se no tabuleiro de ir ao forno e faz-se um golpes com a ajuda de uma faca. Vai ao forno por 20 minutos a uma temperatura de 220ºc.


Espero que gostem, bom apetite

2 comentários: