terça-feira, 12 de junho de 2012

Mil folhas de frutos vermelhos com curd de limão

Em meados de Março descobri que dava na sic radical um programa do Gordon Ramsay- The F word - e fiquei fã, tenho vários episódios gravados na box do meo e ainda me falta acabar de ver a quinta temporada. O meu fascínio é tanto por este programa que até quando fui de férias deixei programado para gravar. Todas as receitas que Ramsay apresenta são de confeção fácil e rápida, mas esta deixou-me a salivar e com muita vontade de a fazer. Quando a decidi fazer já não sabia em que temporada a tinha visto e como se fazia, mas felizmente encontrei um vídeo com a receita no youtube.



Ingredientes:

Massa Filo (usei marca continente, e só usei um pacotinho)
Frutos vermelhos q.b (usei congelados +/- 250 gr)
Sumo de 1 limão
Raspas de limão q.b
100 gr de manteiga
60 gr de açúcar 
2 ovos
1 gema
Açúcar em pó q.b

Faz-se assim:

Começa-se por fazer o curd, colocando o açúcar, os ovos (reservando a clara ), 30 gr manteiga, o sumo e as raspas do limão numa caçarola e leva-se ao lume médio sem deixar de mexer e até a mistura ferver e engrossar. Retire a mistura do lume e passe-a por um passador de rede para retirar as raspas do limão, colocando-o imediatamente no frigorífico a repousar. Passamos então a trabalhar a massa filo, que deve ser dobrada a meio e pincelada com a clara do ovo que reservamos, colocando-se depois uma nova camada de massa, com um cortador recortam-se 6 círculos de massa e polvilha-se um prato com açúcar em pó, colocando as rodelas de massa em cima e voltando a polvilhar. Leva-se uma sertã ao lume com a restante manteiga e quando estiver bem quente colocam-se as rodelas de massa e deixa-se ganhar cor dos dois lados, retira-se do lume e deixa-se escorrer.
Para os frutos vermelhos, coloquei uma sertã ao lume com um pouco de açúcar e deixei por dois minutos para descongelar. 
A montagem do prato é simples, coloca-se um pouco de curd de limão no fundo do parto para fixar, coloca-se uma rodela de massa, um pouco de curd e os frutos vermelhos, volta-se a repetir até terminar com a massa polvilhando depois com açúcar em pó e com o sumo que os frutos vermelhos libertaram.





Espero que gostem, bom apetite!

Um comentário: