sexta-feira, 2 de março de 2012

Picanha com vinho do Porto e feijão preto

Um típico prato brasileiro que conquistou os portugueses. É ideal para um dia solarengo de domingo, pois  não precisa de muitos preparativos e é bastante saborosa.  A viver numa ilha que, o que não faltam são vacas, apostamos em comprar picanha Açoriana para experimentar e devo dizer que fiquei rendida.  É uma maravilha, bem tenrinha e saborosa, servi  acompanhada com feijão preto (à moda do chef)  e arroz branco.




Ingredientes:

4 fatias de picanha
1 cálice de vinho do porto
1 lata de feijão preto
Pedacinhos de bacon (a gosto)
2 colheres de sopa de cominhos
Alho
1 Clhr se sopa de piri-piri
Azeite q.b
Sal q.b


Faz-se assim:

Comece por fazer o feijão, num tacho coloque o alho picado com azeite e deixe alourar, junte os pedacinhos de bacon e deixe-os fritar um pouco no azeite. De seguida junte a lata de feijão, os cominhos e o piri-piri, deixe levantar fervura e está pronto.


Para a picanha coloca-se uma frigideira ao lume (deverá estar médio/alto) deixa-se aquecer um pouco e coloca-se o cálice de vinho do porto. Coloca-se a picanha e deixa-se estar 1 a 3 minutos, tem de se ter atenção para não grelhar de mais. Levante a carne para ver se já ganhou cor e caso aconteça deve virar para grelhar do outro lado, só se deve virar uma única vez esta carne para não secar, por isso é necessário que se tenha atenção. 



Espero que gostem, bom apetite

2 comentários:

  1. Que vista maravilhosa!
    Tanto pela paisagem como pela refeição.

    ResponderExcluir
  2. Quero ir para a ilha!!! Quero que cozinhes para mim e quero essa vista!!!!

    ResponderExcluir