terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Caril de legumes

Queria um livro que me explica-se várias formas de cozinhar legumes, um passo para uma alimentação mais saudável, é introduzir estes alimentos na nossa dieta diária. encontrei na biblioteca pública "O livro essencial da cozinha vegetariana" é um livro ótimo com inúmeras receitas, umas mais saudáveis do que outras, mas que apresenta proposta desde entradas até as sobremesas. Anotei umas receitas que quero muito experimentar, a primeira foi este caril.

 
Ingredientes:
 
1 couve-flor (pequena)
1  bróculo
1 lata de cogumelos
1/2 pimento
100 gr de feijão verde
1/2 couve coração
1 cebola
1 lata de tomate pelado em cubos
1 garrafinha de leite de coco
2 colher de café de caril em pó
1 colher de café de Paprika
1 colher de café de Açafrão das Indias
1 colher de café de cominhos
1 colher de café de mostarda
Sal q.b
Pimenta q.b
Salsa q.b
Sementes de sésamo q.b
Azeite q.b


Faz-se assim:

coloca-se num tacho a cozer o feijão verde e a couve coração, entretanto noutro tacho coloca-se a cebola partida em rodelas finas com azeite e deixa-se ganhar cor, coloca-se o pimento, os cogumelos, a couve-flôr e o bróculo (partidos de acordo com os seus raminhos), deixa-se apurar enquanto se trata de partir a couve coração e o feijão, coloca-se depois no tacho, juntamente com a lata de tomate.
Numa tacinha mistura-se o leite de coco, e todas as  especiarias e a mostarda, mexendo muito bem e adiciona-se ao tacho que está ao lume, vai imediatamente sentir o cheiro do caril invadir a casa, deve-se retificar os temperos e acrescentar mais especiarias ao seu gosto. Deixe refogar por mais 15m em lume médio, até sentir que a couve-flor e o bróculo estão cozinhados, polvilhe com salsa fresca e com umas sementes de sésamo.


Espero que gostem, Bom Apetite!

4 comentários:

  1. Olá, pelo que vejo temos alguns gostos em comum, comida saudável e o gosto de morar na ilha Terceira :)Gostei do teu caril é uma prato que não rejeito, nunca!
    Parabens pelo inicio do blog e espero ver por aqui muitas comidas saudáveis.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, fazer caril com legumes foi uma experiência engraçada, não estava a espera de uma refeição tão saborosa como esta.

      p.s. Desculpa só responder agora, ainda me ando a habituar a mexer no bloger

      Excluir
  2. Olá! Vim conhecer o teu cantinho, e desejar-te um bom começo! Felicidades e que este espaço nos encha a alma e a boca de saliva :P
    beijinho*

    ResponderExcluir