sábado, 28 de janeiro de 2012

Lasanha de carne

É a minha quinta lasanha e ainda não foi desta que ficou na perfeição, quando decido fazer lasanha procuro sempre receitas e técnicas e afins para ver se corre melhor, mas nem a minha pesquisa me safa para fazer uma lasanha perfeitinha, ficam sempre ingredientes por comprar, ou não me lembro de os utilizar. Desta vez faltou o queijo e o béchamel, trouxe o queijo, não me lembrei de trazer o béchamel e até foi bom assim, experimentei fazer um molho que nunca tinha feito.



Ingredientes:

1 embalagem de massa para lasanha
500 gr de carne de novilho picada
1 chouriça de vinho picada
1 cebola
1 lata de tomate pelado em cubos
1/2 pacotinho de polpa de tomate (só para quem gosta do sabor do tomate como eu)
1 pacote de queijo mozzarella ralada
1/2 copo de vinho branco
2 folhas de louro
1 Clh. de chá de oregãos
1 Clh. de chá de cominhos
Sal q.b
Pimenta q.b
Azeite q.b

Para o Béchamel:
500 ml de leite
4 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de farinha (usei maizena)
Sal q.b
Pimenta q.b
Noz-moscada q.b

Fiz-se assim:

Comecei por cozer as placas de lasanha de acordo com as instruções da embalagem - colocar um tacho com água, sal e azeite ao lume e quando estiver a ferver colocar as placas- mas adulterei o tempo de cozedura, fiz 5 minutos em vez de 3 m.
Enquanto a água para as placas fervia, piquei a cebola e juntei o azeite, deixei alourar e coloquei a carne e a chouriça, assim que a carne começou a libertar alguma água coloquei meio copo de vinho branco, e as folhas de louro. Deixei cozinhar um pouco e juntei a lata de tomate, a polpa, os oregãos, os cominhos, sal e pimenta, misturei muito bem tudo e retifiquei os temperos. 
Enquanto a carne apurava resolvi tratar da massa, a água já fervia e foi meter as placas lá para dentro, sou um pouco trapalhona e meti 5 logo de uma vez só, o que resultou que colassem umas às outras, na segunda vez, já meti só 3 e saíram lindamente.
Retifiquei os temperos da carne,  a massa já estava cozinha era a altura fazer o béchamel.

Béchamel
Aqueci primeiro o leite no micro-ondas. Numa caçarola coloquei a manteiga e deixei derreter um pouco, acrescentei a farinha e mexi bem, ficou uma bola pegada à colher, adicionei lentamente o leite e com a ajuda de um garfo, eliminei os grumos que se formaram. Deve-se mexer sempre a mistura de leite, farinha e manteiga, até esta engrossar e ficar aveludada. No final temperei com sal, pimenta e noz-moscada.

Depois chegou a altura de montar comecei pela carne, queijo (pouco), massa, béchamel, e repeti até terminar, a minha última camada foi de béchamel, já não havia mais queijo para polvilhar.




Espero que gostem, Bom Apetite!


2 comentários:

  1. Olá :)
    Também já sigo a tua tasca!

    Para a próxima experimenta as placas de lasanha frescas (as do continente são uma maravilha) dão menos trabalho k não precisam ser cozidas antes ;)

    Andas pela terceira? bjins

    ResponderExcluir
  2. Olá :) Obrigado pela sugestão, porque não gostei realmente do trabalho que estas dão a cozer.

    Sim, vim morar para Angra em Outubro

    ResponderExcluir